Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Seu Blog de Wellness

O que são Benefícios Inclusivos e por que precisamos investir neles

Por Terça-feira, Abril 27, 2021

Benefícios Inclusivos são aqueles que prezam pela equidade, ao oferecer oportunidades e apoio ao bem-estar para todas e todos. O desafio é se distanciar da abordagem tradicional, pensar nas características e necessidades da força de trabalho do futuro, e assumir uma postura crítica, capaz de quebrar barreiras e derrubar preconceitos inconscientes. 

É importante lembrar que os pacotes de benefícios tradicionais não atendem a todas as necessidades da organização com cultura e diversidade. Desta forma, é preciso pensar nas minorias, que representam uma parte expressiva da força de trabalho. 

Segundo pesquisa global realizada pela Mercer, 67% das empresas norte-americanas oferecem benefícios a casais LGBTQ+, com planejamento familiar e cuidados, a exemplo da licença parental para os dois membros do casal e suporte na adoção de crianças. Benefícios para transgêneros aparecem nos planos de 52% das empresas, e incluem apoio para a saúde mental, tratamentos para a afirmação do gênero e todas as necessidades para cuidado da saúde, como exames de controle e preventivos.

Um plano de benefícios inclusivo também leva em conta a localização geográfica da empresa, identificando a prevalência de patologias encontradas em cada região. Na Ásia, por exemplo, considera-se a alta incidência de doenças infecciosas do fígado e de afecções do trato respiratório. Já a América Latina é a região que apresenta o maior índice de diabetes tipo 2 em adultos. Também deve-se levar em conta as condições congênitas associadas a cada etnia presente em cada localidade.

Por que investir em Benefícios Inclusivos

Definir uma estrutura de Benefícios Inclusivos é essencial para atrair talentos diversificados, intelectualizados e com capacidade de inovação. A população global é cada vez mais diversa, e isso se reflete nos números do contingente atuante no mercado de trabalho:

  • As mulheres representam 39% da força de trabalho global;
  • Um bilhão de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência;
  • 7% dos Millennials e 10% da Geração Z se identificam como LGBTQ+;
  • Mais de 50% da população economicamente ativa no Brasil é negra;
  • A prevalência de doenças mentais é duas vezes maior em minorias e grupos vulneráveis, por conta de fatores externos.

Apesar de numerosos na população, indivíduos pertencentes aos grupos das minorias enfrentam desafios diários no ambiente corporativo. Pessoas LGBTQ+ sofrem com a baixa remuneração e dificuldades de mobilidade global; mulheres adiam a maternidade para não arriscar perder posições na empresa; os salários de trabalhadores negros são menores que os dos brancos e eles ocupam postos mais precarizados e sem proteção.

O desafio, no entanto, é extenso, e envolve ações urgentes de mudança nos benefícios tradicionais, que não atendem à pluralidade da população nas organizações. Segundo pesquisa global da Mercer, um quinto das empresas têm dificuldades em encontrar fornecedores ou operadoras para fornecer benefícios consistentes aos funcionários LGBTQ+. Há também variações nas regulamentações e leis distintas em cada país, que trazem como consequência para as empresas multinacionais dificuldade na administração e equalização dos benefícios em todos os países onde têm operação. As leis e normas sociais ao redor do mundo refletem desde a forte aceitação das minorias até a proibição total das expressões de diversidade.

O que um pacote de Benefícios Inclusivos promove para a sua empresa

  • Uma marca que é mais capaz de se comunicar com seus clientes;
  • Um funil de talentos mais expansivo, para ajudar a organização a identificar e atrair as pessoas certas;
  • A capacidade de criar soluções melhores com uma ampla perspectiva e uma melhor conexão com o cliente final;
  • Uma força de trabalho energizada e inovadora, que tem mais liberdade para se expressar;
  • O aumento da produtividade como resultado da motivação e do rompimento de dificuldades;
  • Um ambiente de trabalho mais tolerante, justo, respeitoso e leve;
  • O status de exemplo de diversidade e inclusão no meio corporativo.

Temas relacionados:  Employee Health & Benefits