Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Seu Blog de Wellness

O Trabalho à Distância, uma Solução Sustentável para a Mobilidade nas Grandes Cidades

Por Gustavo Taborda Segunda-feira, Abril 15, 2019

Não é segredo que as contingências ambientais nas grandes cidades da América Latina estão se tornando mais frequentes e as perspectivas, em vez de animadoras, parecem mais propensas a piorar. O fato é que a cada ano mais carros são vendidos e, ao mesmo tempo, os automóveis vão envelhecendo e não há medidas claras de substituição para garantir a retirada de circulação dos veículos antigos e altamente poluentes.

Meios alternativos, como o uso de bicicleta, podem ajudar muito a alcançar o equilíbrio ambiental que é tão necessário, além de contribuir para a melhoria do estado físico e de saúde das pessoas. No entanto, é importante considerar que outros fatores de risco, como roubo, violência, infraestrutura ruim ou precária (ciclovias) e a topografia complexa de algumas cidades podem desencorajar o uso desse transporte alternativo e, consequentemente, os benefícios implementados por este meio de transporte.

No entanto, nem tudo está perdido. Existe uma maneira prática de reduzir a pegada de carbono que toda empresa gera em virtude do desenvolvimento de sua atividade comercial e reduzir a exposição ao risco que muitos de seus funcionários poderiam estar expostos nas vias públicas. É conhecido como trabalho à distância, home office ou trabalho em casa, trabalho remoto ou esquema de trabalho móvel, modalidade de trabalho que geralmente é tratada dentro das empresas como um benefício extra de bem-estar e ocasional.  

Em muitos países, esse benefício ainda não foi estritamente regulamentado pela legislação. No entanto, os trabalhadores que fazem uso deste benefício têm a obrigação de serem cobertos pelas mesmas condições de trabalho que têm os funcionários presenciais. A empresa será responsável por fornecer as ferramentas de trabalho que garantam o desempenho daquele que trabalhe à distância, bem como por garantir condições adequadas em seu local de trabalho, para evitar que seja realizado em um ambiente que ofereça riscos à saúde desses funcionários.

Quantas centenas e milhares de carros deixariam de circular pelas cidades se, de uma forma organizada e escalonada, as empresas começassem a executar esquemas de trabalho móvel e/ou home office?

Os empresários não precisam ter medo de implementar este tipo de esquemas de trabalho. Atualmente, há muitas soluções tecnológicas que permitem que seus funcionários trabalhem em casa, com a mesma capacidade de resposta que teriam se estivessem em seus escritórios. Lembre-se que o mais importante é combinar objetivos concretos e datas de entrega ou acompanhamento, que darão a oportunidade de medir a eficácia ou não do trabalho de cada um dos colaboradores que operam sob esta modalidade.

Esses esquemas representam uma verdadeira e mensurável contribuição ambiental na redução de material particulado que polui nossas cidades, na recuperação da produtividade de funcionários que se sentem mais comprometidos com a realização dos objetivos de negócio e, em geral, com a obtenção de uma força de trabalho saudável.

Próximo

Dia da Terra & Alimentação Saudável

Por Dayana Barros Segunda-feira, Abril 22, 2019