Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Seu Blog de Wellness

Sete Passos para Potencializar a Cultura da Segurança por Meio do RH

Por Larry Pearlman Sexta-feira, Março 30, 2018

Conquistar uma sólida cultura de segurança é difícil. Mantê-la é mais difícil ainda. No mundo ideal, os avanços do Programa de Segurança das empresas devem sobreviver às mudanças organizacionais e de liderança, além de obterem o apoio de Recursos Humanos para que esta cultura esteja integrada por todo local de trabalho. A seguir mostramos de que forma a sua equipe de RH pode ajudá-lo a abordar a segurança durante todo o ciclo do “contratar para se aposentar”.

Comece pelo princípio: Requisitos de trabalho

É essencial consolidar um foco de segurança no qual os funcionários cumpram com todas as normas de segurança e intervenham, inclusive interrompendo potencialmente o trabalho, quando se depararem com ações inseguras.

O processo de entrevista: Requisitos de segurança

A sua organização deve definir requisitos mínimos de segurança como parte de seus critérios de entrevista. Durante o processo de entrevista você pode fazer perguntas aos candidatos para entender qual é seu posicionamento em relação aos quesitos de segurança e realizar entrevistas de comportamento para descartar os candidatos que demonstrem baixa probabilidade de aderir à cultura de segurança da companhia. Além disso, dependendo do tipo de atividade a ser exercida, podem ser realizadas provas de condição física para garantir que os candidatos possam realizar as tarefas necessárias de forma segura. A área de Recursos Humanos pode ajudar a identificar adaptações necessárias e as qualificações profissionais do candidato no campo da segurança.

Dar as boas-vindas aos seus funcionários ressaltando a segurança: Incorporação

Quando contratar uma pessoa, estabeleça expectativas claras de segurança por meio de um treinamento obrigatório e interativo que aporte as regras de segurança mais importantes. Este conhecimento pode ser comprovado antes que o funcionário seja autorizado a trabalhar. A presença da liderança sênior neste treinamento é fundamental para demonstrar a importância da segurança e uma gestão visível e tangível desde início da carreira do novo funcionário. Os gerentes de funcionários novos também devem começar a corrigir e reforçar o comportamento de segurança de imediato para evitar a formação de hábitos descuidados.

Aprendizes de segurança permanente: Desenvolvimento

As avaliações de treinamento e acondicionamento físico devem ser contínuas e fazer parte de suas competências e requisitos definidos para a sua promoção na empresa. As melhores organizações usam o modelo 70-20-10 para o desenvolvimento de habilidades: 70% na aprendizagem do trabalho, 20% de orientação e tutoria e 10% de capacitação em sala de aula para introduzir e reforçar estes requisitos.

Competência de segurança como critério de promoção: Progresso

Ser promovido é uma das mensagens mais fortes que as organizações enviam sobre sua cultura e a segurança deve ser parte desta mensagem. As organizações devem ter critérios de segurança explícitos para as promoções. Nos níveis mais baixos da organização isto deve incluir um completo treinamento de segurança e a participação em programas e atividades de segurança. Nos níveis mais altos da organização isto deve incluir os conceitos de liderança visível, capacidade técnica e obter resultados de segurança.

Incentive os comportamentos corretos: Recompensa

As pessoas respondem a incentivos. O RH pode ajudar a garantir que as estruturas de incentivos estejam bem pensadas. Recompensar os comportamentos corretos e minimizar as consequências dos comportamentos incorretos.

Corrigir comportamentos: Disciplina

Quando as pessoas não cumprirem os seus padrões de desempenho de segurança, tome medidas corretivas. É preciso ter um processo claro para incluir componentes de segurança no processo disciplinar.

Trabalhar junto ao RH para incorporar a cultura de segurança de “contratar para se aposentar” é uma poderosa combinação de recursos da companhia. Potencializar a cultura de segurança desta forma holística provavelmente reduzirá os acidentes no local de trabalho, além de aumentar a produtividade e proteger seus resultados.