Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Seu Blog de Wellness

Construir o Caminho para um Envelhecimento Saudável

Por Rosemary Duran Terça-feira, Setembro 25, 2018

Cada etapa da vida tem características próprias, tanto de vulnerabilidade quanto de oportunidades. É preciso reconhecer que o estilo de vida ao longo de cada etapa da vida pode trazer benefícios e/ou complicações na etapa seguinte.

Nas últimas décadas, os desafios para melhorar a saúde têm se tornado imprevisíveis por uma série de fatores como a má alimentação, as mudanças climáticas, presença de doenças crônicas, sedentarismo e novas doenças infecciosas. No entanto, uma tendência é certeira: o envelhecimento da população está se acelerando no mundo todo.

Atualmente é normal que uma pessoa chegue aos 60 anos de vida, inclusive a expectativa está acima dessa idade. Mas, chegar a essa idade com um bom estado de saúde não é coincidência, é consequência do cuidado constante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que a tendência global é de um aumento das doenças não transmissíveis (crônicas), especialmente as doenças cardiovasculares e o câncer. 72% das mortes no mundo são causadas por doenças crônicas, associado a mudanças na qualidade de vida e aumento do custo de vida.

A nossa realidade vai mudando com o tempo e varia conforme a idade de cada indivíduo, por esta razão devem ser aplicadas estratégias de prevenção.

A OMS recomenda melhorar a nutrição nas etapas da primeira e segunda infância, melhorar a saúde materna, diminuir o impacto do HIV, da malária e de outras doenças infecciosas, bem como melhorar as condições sanitárias.

Para os adolescentes e jovens a recomendação é promover a conscientização sobre as questões de saúde, evitar gravidez não desejada, identificação precoce de alterações psicológicas e de comportamento. Já para os adultos e idosos deve ser melhorado o estilo de vida, promover uma alimentação saudável, realizar checagens preventivas, melhorar as politicas das leis de trânsito e incentivar a atividade física.

O resultado da prevenção precoce acarreta um envelhecimento saudável, portanto devemos prestar atenção às dificuldades próprias desta etapa:

•    Etapa 1: Diversidade na velhice
•    Etapa 2: Desigualdade Sanitária
•    Etapa 3: Estereótipos obsoletos e discriminatórios contra a terceira idade

Diante de tal situação devem ser estabelecidas estratégias e compromissos para conseguir manter a capacidade funcional que permite alcançar o bem-estar na velhice. As medidas que possamos tomar hoje serão um investimento no futuro da nossa sociedade, fornecendo um ambiente saudável para o nosso próprio bem-estar.

  • Compromisso com um envelhecimento saudável.
  • Alinhamento dos sistemas de saúde com as necessidades das pessoas idosas.
  • Estabelecimento de sistemas para oferecer atendimento crônico.
  • Criação de ambientes adaptados para os idosos.
  • Melhoria das medições, do acompanhamento e da compreensão.

Anterior

Compensação Extra na Época de Natal

Por Gustavo Taborda Sexta-feira, Dezembro 21, 2018

Próximo

O Movimento #Metoo e os Profissionais de Risco

Segunda-feira, Junho 04, 2018