Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

5 Conselhos para Organizar seu Tempo de Modo Efetivo

 


 

 

 

 

 

 

 

A vida pode vir a ser um redemoinho incessante de metas a serem cumpridas, responsabilidades, desafios, datas-limite, pendências, eventos e vaivéns em geral. Tudo isso nos deixa com a sensação de que as 24 horas / 1440 minutos do dia não são suficientes para fazermos tudo. Eis a importância de saber como organizar o tempo de modo efetivo, não só para aumentar a produtividade, mas também para conseguir um estilo de vida sem estresse, que pode até resultar em fadiga física e mental.

A seguir, compartilhamos cinco conselhos para organizar o tempo de modo efetivo:

1. Liste as suas responsabilidades e pendências por ordem de prioridade e, a seguir, designe a cada uma delas o tempo total que considera adequado para concluí-las. Assim você será mais estratégico com o seu tempo e despenderá maior esforço naquelas tarefas que forem prioritárias e que gerem um verdadeiro benefício emocional ou profissional a você.

2. Depois que tiver listado as suas responsabilidades em ordem de prioridade e designar o tempo que será dispendido em cada uma delas, é importante medir o seu rendimento ao final de cada semana para saber se está conseguindo cumprir com os seus objetivos. Nesta análise, pode utilizar os seguintes parâmetros: A quantidade de tarefas programadas para cada dia ou semana está de acordo com a quantidade total de tarefas concluídas? Qual é a diferença entre as horas estimadas e as horas reais despendidas por tarefa? Você atingiu o objetivo de despender a maior parte do seu tempo nas tarefas/responsabilidades mais importantes para você? Você se sente mais produtivo e, portanto, mais eficiente? Você se sente mais tranquilo, mais relaxado e com o controle do seu tempo?

3. A organização é imperativa para a gestão eficiente do tempo. No entanto, é recomendável ser flexível de vez em quando. A vida é vivida apenas uma vez e, em diversas ocasiões, as melhores oportunidades pessoais e profissionais costumam surgir de modo inesperado e espontâneo. Em situações como essas, aventure-se e viva o momento, pois você sempre pode retomar a rotina no dia seguinte.
 
4. Seja totalmente fiel ao seu tempo de descanso. Reservar um tempo de qualidade para recarregar as pilhas é fundamental para sua saúde física e mental e, para ser mais eficiente. Lembre-se que este tempo de descanso considera desde a integração de pausas ativas durante a jornada diária, até a programação de férias durante um ano.
 
5. Nesta era da hiperconectividade digital –seja ela positiva ou negativa- existem ferramentas para quase absolutamente tudo na vida, isto inclui os recursos grátis ou relativamente acessíveis para apoiar a gestão do tempo. Pesquise qual ferramenta ou aplicativo se adapta melhor às suas necessidades e, principalmente, que seja fácil de usar. A seguir, use a ferramenta durante um período de teste para determinar se é compatível com você e, caso tenha se adaptado, use-a religiosamente!