Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

Refletindo Sobre a Igualdade Laboral dos Idosos

 


Durante a terceira idade, a saúde pode ficar mais frágil e a pessoa enfrenta desafios inéditos. Uma das problemáticas que mais cresce neste momento da vida de muitos é a questão da discriminação laboral.

Conforme uma pesquisa nacional sobre a discriminação, feita no México em 2010 (Enadis 2010), e os estudos especializados da Mercer, estima-se que este importante setor da sociedade percebe uma delimitativa discriminação quando procuram uma vaga para qualquer tipo de emprego, revelando que, no mínimo 91% das pessoas maiores de 45 anos consideram extremamente difícil conseguir um emprego nessa idade.

Somado a isto, a consequência direta deste tipo de discriminação traduz-se de modo direto em sua dependência econômica, pois conforme os dados levantados pela pesquisa da Enadis, somente 2,7% dos idosos no México, por exemplo, recebem uma pensão de trabalho ou um salário como fonte de renda principal, número que se depara com o fato de que 6 entre 10 idosos sobrevivem graças à renda obtida por meio de locações, poupança própria, auxílio ou sistemas de bolsas não contemplados nas politicas de aposentadoria estadual.

Dia Internacional do Idoso: um momento para recapacitar e criar consciência

Sob o marco do Dia Internacional do Idoso, aproveitamos este espaço para reconhecer o imenso aporte deste segmento populacional no espaço de trabalho e promover uma mudança cultural que integre os idosos e combata a discriminação e os estereótipos negativos associados ao envelhecimento. A seguir apresentamos alguns dos importantes benefícios com os quais uma empresa pode vir a contar ao ter em seu time pessoas  com uma experiência mais avançada.

  • O idoso reflete uma aura de maior estabilidade e lealdade que é traduzida numa maior dedicação e engajamento para com a empresa.
  • Possui uma ética laboral impecável, característica deste período e idade do ser humano.
  • Dada a sua experiência laboral e os muitos anos nos mercados, eles costumam ter maior habilidade na realização estratégica das tarefas e inteligência emocional na hora de trabalhar em equipe.
  • Somado a isto, e dependendo das leis da região latino-americana onde a empresa estiver estabelecida, normalmente o pagamento regular de impostos por contratações ou folha de pagamento costuma contar com mais facilidades e benefícios para a empresa quando contratam pessoas maiores de 45 anos, fato que seria benéfico não só para o indivíduo, mas também para os interesses reais de uma empresa à procura de pessoal para trabalhar.