Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

Viagem Programada para as Férias? Saiba Mais Sobre Seguros Viagem

 


Um dos hábitos mais comuns nesta época de festas é organizar viagens familiares para desfrutar as festividades em algum ambiente completamente diferente daquele que já estamos habituados. Mas, apesar desta atividade ser muito comum, não é normal que as famílias latino-americanas tomem medidas de prevenção para garantir a segurança durante o período de férias, o que nos leva a uma pergunta importante: esta despreocupação pode representar um perigo latente para a família?

Fatores-chave para a seleção e compra de seguros de viagem durante o Natal

Apesar da alegria presente durante a época de Natal, do ponto de vista estatístico, o mês de dezembro representa uma época de alto risco de ocorrência de acidentes no mundo todo. Dentre as principais causas destes acidentes estão o consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de formas pouco ou nada seguras de transporte durante estas datas de festividades.

Portanto, é de extrema importância falar sobre seguros de viagens e sobre quais fatores devem ser considerados na hora de selecionar uma apólice que realmente se adapte aos interesses e necessidades seus e do seu núcleo familiar.

Normalmente, prevalecem cinco (5) razões para a contratação de um seguro de viagem:

• Dispor de assistência médica no exterior
• Recuperar dinheiro caso a viagem for cancelada ou que ocorra perda de conexões
• Proteção contra danos
• Perda ou demora na entrega de bagagens
• Indenização diante de incidências fora do controle do segurado (greves, desastres naturais, eventos políticos, etc.)

Considerando tudo isto, antes de empreender uma viagem é fundamental articular as perguntas corretas para contratar uma apólice, especialmente porque não existe apenas um seguro de viagem que sirva para tudo e para todos. Por exemplo, a cobertura do seguro de viagem que oferecem alguns cartões de crédito, seguro médico ou o pacote de férias são boas, mas é bem provável que não seja suficiente, principalmente no que se refere à assistência médica no exterior em determinados países.

Para começar, devemos considerar qual será o meio de transporte principal utilizado durante a viagem -terrestre, marítimo ou aéreo - a fim de perfilar qual tipo de apólice é mais efetiva e de prestar especial atenção às garantias das coberturas por tipo e meio de transporte. Por exemplo, existem seguradoras que cobrem a perda de bagagem apenas quando a viagem for realizada de avião, mas não cobrem quando o transporte é rodoviário ou ferroviário.

Paralelamente, se for realizar a viagem em carro próprio ou alugado, surgem algumas perguntas fundamentais para os casos de uma falha mecânica ou acidente:

• O seguro cobre assistência rodoviária e o guincho?
• O seguro oferece um veiculo reserva?
• O seguro presta assistência no translado e procura de hospedagem para os viajantes?

Além de tudo isto, na hora de selecionar uma apólice e a cobertura da mesma, devem ser considerados também outros fatores de risco característicos da viagem que se pretenda realizar: esportes radicais, trilha, cicloturismo, mergulho, entre outras atividades.

Finalmente, a cobertura de despesas médicas é imprescindível para viagens internacionais. Todos já devem saber que o fato de ter um seguro privado no seu país de residência não significa em absoluto que essa cobertura seja estendida a outros países. Inclusive, alguns países não permitem a entrada se não comprovar que tem um seguro médico internacional contratado que seja válido naquele país que é seu destino final. Na hora de comprar o seguro médico internacional, você deve se certificar de que ele inclua:

• Alta cobertura de tratamento médico
• Evacuação de emergência e repatriação de cadáver.
• Em caso de doenças preexistentes, estabelecer junto a seguradora o que acontece se sofrer uma recaída, falta de medicamento(s) ou se a doença se agravar
• Avaliar as condições da cobertura em caso de gravidez