Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

O Estresse do Trabalho é tão Prejudicial Quanto o Tabagismo?

 


Você sabia que o estresse do trabalho pode causar no nosso organismo os mesmos efeitos negativos que a fumaça do cigarro? É o que indica o mais recente trabalho de pesquisa realizado em conjunto pelas Universidades de Harvard e Stanford, que aponta que este tipo de pressão pode chegar a causar tanto dano à nossa saúde quanto o fato de fumar de passivamente.

Este estudo, que foi publicado recentemente pelo jornal científico da Behavioral Science & Policy Association, avaliou 10 fatores determinantes do estresse que afetam o correto funcionamento do organismo e a mente dos trabalhadores. Dentre estes, levaram-se em consideração elementos pontuais como os ambientes de trabalho ruins, as longas jornadas, os salários insuficientes e a alta demanda do posto de trabalho que impede o colaborador de desenvolver uma vida balanceada.

Este estudo detalhou também, dentro desta avaliação, que alguns destes fatores podem chegar a ser significativamente mais prejudiciais que outros. Situações como a insegurança laboral e a falta de justiça e respeito organizacional podem chegar a aumentar em até 50% a probabilidade de manifestar complicações na saúde do afetado.

Como combater o estresse do trabalho?

Apesar do estresse do trabalho ter potencial para ser um grave agente prejudicial para a saúde, existem formas de prevenir o desenvolvimento precoce destes casos de estresse tão avançados. A seguir, algumas recomendações:

1. Realize atividades físicas regularmente, pois foi comprovado que o exercício é um dos melhores agentes de combate contra o estresse.

2. Organize as suas prioridades imediatas e dê especial atenção às mesmas, o fato de ter um acúmulo de responsabilidades desordenadas pode causar uma sensação constante de pressão e frustração em você.

3. Cuide com especial atenção de suas horas de sono, lembre que as irregularidades neste ponto podem causar graves consequências para a sua saúde mental.

4. Alimente-se de modo saudável e evite o consumo de substâncias que facilitem o desenvolvimento de quadros de estresse, como o cigarro e o álcool.

5. Dê importância à sua saúde, por conta disso, se perceber que o seu ambiente de trabalho é muito prejudicial para o seu estilo de vida, pense na possibilidade de procurar outras opções de trabalho.