Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Noticias & Informativos

Envelhecimento saudável e aposentadoria antecipada

 


O envelhecimento da população é um processo intimamente ligado à transição demográfica. Isto é, de um regime tradicional de altos níveis de mortalidade e natalidade, a um moderno, que se diferencia pelos baixos e controlados níveis de mortalidade.

E aqui os números são eloquentes: durante a segunda metade do século XX, os índices de natalidade e mortalidade da população mundial registraram decréscimos consideráveis. Entre 1950 e 2000, a natalidade diminuiu de 37 para 22,7 nascimentos a cada 1.000 habitantes, enquanto os de mortalidade baixaram de 19,6 para 9,2 falecimentos a cada 1.000 habitantes.

Naturalmente, a diminuição destes índices e o aumento progressivo da expectativa de vida, impactam a composição da população, ao reduzir proporcionalmente o número de jovens e elevar os segmentos de pessoas com idade mais avançada.

Isto mostra que, conforme a população mundial aumenta, também cresce o número de pessoas mais velhas, gerando um fenômeno de envelhecimento populacional sem precedentes. Na verdade, até 2050 e pela primeira vez na história, os adultos mais velhos superarão os jovens.