Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

A sua Empresa se Preocupa com a Prevenção dos Riscos Laborais?

Segunda-feira, Junho 11, 2018

Em termos gerais, a prevenção dos riscos laborais refere-se às atividades, medidas e normas implementadas por uma empresa com o fim de diminuir ou prevenir que os seus colaboradores sofram danos ou prejuízos derivados do ambiente de trabalho ou de suas funções em particular. Conforme a Organização Mundial do Trabalho, estima-se que em torno de 317 milhões de pessoas são vítimas de acidentes do trabalho no mundo todo e 2.34 milhões de pessoas morrem por causa de acidentes ou doenças no trabalho.

Por esta razão, é imperativo que as diretorias das organizações destinem recursos -econômicos e humanos - para a capacitação e implementação de medidas de prevenção dos riscos laborais. No entanto, infelizmente, isto não é comum na América Latina. Então, como podemos detectar se a nossa empresa se preocupa realmente com a segurança dos seus colaboradores?

5 dicas para saber se a sua empresa possui um plano de prevenção aos riscos laborais

  1. A empresa informa sobre os seus direitos e responsabilidades ligados à segurança ocupacional no espaço laboral: Dependendo das leis características de onde a empresa estiver constituída, existem diferentes normas que relaram os direitos e deveres ligados à segurança no trabalho. Se a empresa informar corretamente os funcionários a respeito destas normas, isto é um bom indício de que a empresa está preparada para estes incidentes.
  2. A empresa fornece informação suficiente sobre os riscos do ambiente laboral: Além do custo humano que englobam as doenças, é preciso considerar que os acidentes dentro dos espaços laborais afetam a produção e o desempenho econômico da empresa. Por esta razão, uma empresa que compreenda isto, contará com informação preventiva em relação aos riscos laborais da área de trabalho.
  3. Proporciona orientação laboral e capacitação para o trabalho: Conforme as estimativas da OIT, mais da metade dos acidentes de trabalho acontecem dentro dos 6 primeiros meses na função e, por este motivo, uma empresa preparada, com um bom plano de prevenção de riscos, fornecerá capacitação para garantir um índice mínimo de acidentes dos seus trabalhadores por falta de conhecimentos.
  4. Possui equipamentos de proteção individual específicos: Muitas legislações e regulamentos na América Latina estabelecem as disposições mínimas de segurança e saúde que devem ser utilizadas no trabalho por parte dos funcionários, dentre as quais se destacam os equipamentos de proteção individual que, de modo inteligente, reduzem em grande número os acidentes industriais.
  5. A empresa supervisiona o trabalho dos funcionários: Uma das formas mais efetivas para garantir a segurança dos trabalhadores é a vistoria e supervisão dos seus trabalhos nas áreas de alta periculosidade. Uma empresa bem planejada, com um bom plano de riscos, deve possuir um plano detalhado de supervisão dos processos industriais ou de risco médio.