Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

Como Planejar Ambientes de Trabalho Perfeitos

 


 

 

 

 

 

 

No passado, as áreas de trabalho eram desenhadas para aproveitar o espaço de maneira neutra e funcional, muitas vezes, superpovoando o ambiente.  Estes locais privilegiavam a utilidade, deixando de lado o processo criativo e as condições que apoiam a produtividade dos colaboradores.

Estudos realizados por especialistas de design de interiores e neurociência da produtividade indicam que apostar em propostas mais criativas e cômodas ajudam a garantir, de modo seguro, o maior aproveitamento das capacidades de cada um dos colaboradores.

Ryan Mullenix e John Medina demostram, em sua pesquisa mais recente, como o design do ambiente de trabalho afeta diretamente a biologia humana e a experiência dos colaboradores. Em virtude destes resultados, foram criadas propostas baseadas na maximização da comodidade e da produtividade de cada um dos membros da empresa, por meio do planejamento de áreas de trabalho, desenhadas para gerar um impacto positivo nos cinco sentidos dos funcionários, considerando desde a sua dieta até a teoria das cores.

Descubra a seguir, quais são as características que, conforme os especialistas, constituem uma área de trabalho perfeita.

Pense no som

Os estudos dos neurônios apontam que a voz humana é um dos fatores que mais provocam distração. A percepção de conversas alheias ou o som de um murmulho pode tirar totalmente o foco.

Para solucionar este problema, os especialistas recomendam construir espaços com a acústica amortecida para a elaboração de tarefas regulares. Já nos casos de processos criativos ou chuva de ideias, os espaços mais indicados são os abertos com sons naturais como de chuva, riachos ou canto de pássaros. Da mesma forma, recomenda-se incluir cabines individuais para ligações telefônicas privadas e salas de reuniões silenciosas para trabalhos em grupo.

Mais plantas, mais verde

Você sabia que ter uma planta por metro quadrado pode ajudar a melhorar a saúde? Já foi comprovado que a exposição às plantas nos torna menos voláteis emocionalmente e menos propensos a cometer erros,  além do fato de terem um efeito calmante. Tem até plantas que produzem substâncias químicas que, por sua vez, estimulam o sistema imunológico.
 
Por isso, ao planejar a construção de uma área de trabalho, recomenda-se a inclusão de plantas ou áreas verdes dentro e fora do escritório.

Estética visual, dentro da funcionalidade


Embora seja verdade que os humanos têm a necessidade de espaços privados que forneçam segurança, também precisam estar expostos, física e visualmente a espaços estéticos para obterem inspiração.

Sendo assim, é importante levar em conta que os espaços abertos com formas e figuras interessantes, cores chamativas e os ambientes de interação social, incentivam o pensamento criativo. Mas, em contraposição, os ambientes menores e as cabines privadas aumentam o foco e a concentração.

Promova a atividade física


Somente 30 minutos de atividade aeróbica podem melhorar a função executiva e reduzir o estresse laboral, sendo, este último, um dos grandes inimigos da produtividade nos ambientes de trabalho nos dias atuais. Para permitir isto, o projeto de cada andar deve incentivar a atividade física, com elevadores ocultos que promovam o uso das escadas, espaços para exercícios, tanto internos quanto externos e, sempre que for possível, espaços abertos que permitam a realização de reuniões a pé.

Alimentação saudável, mente sã

É comprovado que as dietas ricas em frutas, frutos secos, proteínas magras e verduras favorecem, de forma impressionante, a cognição, a aprendizagem e a função executiva, todos estes considerados pontos primordiais para a resolução de problemas e o controle dos impulsos.

Por este motivo, caso o planejamento da área de trabalho contemple a inclusão de espaços de venda ou fornecimento de comida, recomenda-se que a incorporação de comida saudável seja parte intrínseca do cardápio, promovendo, assim, uma alimentação correta e o bem-estar geral dos colaboradores.