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Benefícios Voluntários

 


A opção pela livre escolha dos benefícios, que mais se adaptam ao perfil do funcionário, é uma tendência que se consolidará no médio e longo prazo. Romperá paradigmas tradicionais de endereçamento da oferta de benefícios aos colaboradores. Aos poucos as empresas têm percebido que a padronização dos benefícios para todos os funcionários não atende efetivamente as necessidades particulares de cada trabalhador.

Paralela à oferta dos benefícios flexíveis, uma terceira onda impulsiona outra tendência. É a do benefício onde a empresa oferta uma facilidade para o empregado no modelo de adesão voluntária. Como em todo processo evolutivo, no início, o modelo inovador flexível não extingue o modelo tradicional. Eles caminham juntos, se complementando conforme a política de recursos humanos de cada empresa e se adaptarão à inovação (flexível e/ou voluntário) que substituirá as tradicionais estratégias de benefícios.

Modernizar a oferta dos benefícios é uma exigência para que as empresas também tenham capacidade de atender as diferentes fases da vida, necessidades e projetos individuais dos colaboradores. Desta forma, conseguem adequar o plano de saúde, odontológico, o seguro de vida, programas de qualidade de vida, o home office, horário flexível, o plano de previdência, a licença maternidade/paternidade, o auxílio educação entre outros, aos diferentes perfis de gerações.

Atualmente, diferentes perfis convivem no mesmo espaço dentro das organizações, mas com diferentes anseios e perspectivas de vida. Imaginemos o quanto pode ser divergente o desejo de conquista de um indivíduo da geração X, que vivenciou um futuro pós-guerra e um tempo de incertezas, em relação a outro da geração Y, que presenciou grandes avanços tecnológicos, assistiu à expansão exponencial da internet e da prosperidade econômica.

Não só as diferentes experiências das gerações provocam esta mudança. A própria revisão da Lei trabalhista no Brasil também é outra componente que poderá facilitar a mudança do modelo no qual a empresa escolhe os benefícios para todos os empregados.

Os caminhos apontam para uma transformação e as empresas irão se tornar mais facilitadoras de acesso aos serviços. Já compartilhamos algumas experiências interessantes com os clientes na oferta customizada com o CLUBMMB (www.clubmmb.com.br), uma plataforma de distribuição de uma série de benefícios como seguro Pet, seguro viagem, residencial, automóveis e para aparelhos portáteis. A plataforma amplia o pacote de benefícios, agrega valor às políticas de RH, oferecendo aos seus funcionários produtos completos, com preços atraentes, e desenhados sob medida. Mais de 400 mil funcionários atualmente são membros do clube e adquirem serviços de acordo com seu planejamento individual e familiar.

Como se vê, as necessidades são diferentes e individuais. E quando o colaborador decide, a oferta do benefício é mais assertiva e a empresa otimiza os seus investimentos.