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Truques para uma Alimentação Saudável (e sem Desculpas)

 


De modo similar ao funcionamento de qualquer veículo convencional, o corpo humano, como sistema, depende completamente da alimentação que lhe serve de combustível para poder funcionar de modo correto. Eis o porquê ser tão importante começar a optar, de uma vez por todas, por uma dieta mais saudável que garanta não só a preservação do bem-estar corporal, mas também esse disparo de energia necessário para cumprirmos com sucesso a rotina diária.

No dia mundial da alimentação, saiba destas 5 dicas fáceis para melhorar a sua digestão

1) Utilize o azeite para temperar os vegetais e as verduras. Alta porcentagem de vitamina E, magnésio e cálcio.
Por quê? A gordura melhora a textura e leva o sabor, mas acima de tudo nos ajuda a absorver certas vitaminas e antioxidantes da nossa dieta.

2) Acrescente pimenta e cúrcuma às suas receitas.
Por quê? A curcumina (um nutriente da cúrcuma) fornece muitos benefícios que vão desde a ação anti-inflamatória até a antioxidante, efeito que aumenta quando entra em contato com a pimenta, pois esta ajuda na sua absorção.

3) Escolha a hora do chá com cuidado
Por quê? O chá, além dos antioxidantes, também é uma fonte natural de taninos, os quais podem interferir na absorção de minerais como o ferro ou o cálcio. Evite isto consumindo o chá de preferência no intervalo entre as comidas.

4) Beba água antes de comer
Por quê? Um estudo recente com 84 pessoas mostrou que beber um copo de água de 500 ml antes de cada comida acelerou a perda de peso de, em média, 9,48 libras em 12 semanas.

5) Tente acrescentar um pouco de asafétida (também denominada Hing) quando cozinhar leguminosas ou grãos, isto, ao mesmo tempo que dá um sabor de alho, decompõe os carboidratos fermentáveis (componente culpável pelos gases).