Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

6 Aspectos que Você não Conhecia sobre o Tabagismo

O tabagismo é um costume comum entre os indivíduos de todas as idades e extratos sociais do mundo. Apesar disto, pouquíssimas pessoas chegam a compreender as complicações que este hábito pode acarretar para o desenvolvimento de uma vida saudável. Conforme os números da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado um vício que mata até a metade dos seus consumidores. Queremos compartilhar a seguir alguns números e dados importantes sobre este perigoso vício.

Complicações e causas do tabagismo: dados e números de importância

1. Conforme a OMS, em torno de 80 por cento dos quase um bilhão de fumadores que existe no mundo são pessoas que moram em países de renda baixa ou média e estima-se que até o ano 2030 o tabagismo matará oito milhões de pessoas por ano.

2. Estudos químicos realizados na composição do cigarro determinam que a fumaça do cigarro contém mais de 4000 produtos químicos, dos quais pelo menos 250 são perigosos para a saúde e mais de 50 causam câncer. 

3. Dentre as milhões de fatalidades por causa do tabagismo, pelo menos 600.000 são fumadores passivos.

4. A Dra. María Inés Medín, Coordenadora Médica do Programa de Tabagismo da Fundação Favaloro e presidente da Associação Argentina de Tabacologia, garante que para a reabilitação de um fumante "os tratamentos estão baseados em dois pilares: o cognitivo conductual e o farmacológico. Neste último existem duas variantes, a substituição da nicotina e a medicação específica".

5. O cigarro eletrônico, produto oferecido como alternativa para deixar de fumar, popularizou-se nos últimos anos. No entanto, este dispositivo foi proibido pelo ANMAT e a FDA, após ter comprovado, com estudos realizados no mundo todo, que entre seus componentes, há substâncias cancerígenas e danosas para o pulmão.

6. Estudos da OMS afirmam que parar de fumar pode causar um leve aumento de peso. No entanto, atualmente, existem múltiplos medicamentos que ajudam a minimizar ou até eliminar estes efeitos e superar esta etapa da melhor maneira possível.