Sentimos muito mas seu browser não é suportado pela Marsh.com

Para uma melhor experiência, por favor faça o upgrade para um dos seguintes browsers:

X

Notícias & Informativos

5 Tipos de Mentores no Trabalho dos Quais Todos Precisamos

 


Ao longo da nossa trajetória profissional e pessoal, sempre haverá figuras que nos inspiram e nos fornecem, de uma maneira ou outra, as ferramentas necessárias para podermos atingir as metas que nos propomos para o futuro.

Esses são os famosos mentores. Esta figura, também conhecida como coach laboral, educacional ou emocional, representa uma personagem importante para um excelente desenvolvimento do nosso amadurecimento integral como seres humanos.

Uma coisa que todos devemos sempre levar em conta é que, assim como existem diferentes formas de aprendizagem, existem também diferentes tipos de mentores, os quais, por meio de seu modo próprio e particular, podem nos guiar na evolução e melhoria das nossas próprias capacidades. Por este motivo, listamos quais são os principais tipos de mentores, que apoiam a jornada de sucesso de uma pessoa:

Os 5 tipos de mentores no trabalho e na vida que todo ser humano precisa conhecer

1. Existe melhor pessoa para prestar assessoria em uma área do que aquela que durante anos tem se dedicado a essa área e tem enorme reconhecimento em seu campo?  O mentor ícone é aquele que costuma ser muito respeitado em sua própria indústria e que, graças ao acúmulo de valiosos anos de expertise, alto nível de inteligência emocional e à grande quantidade de desafios superados, conta com uma perspectiva global e conhece profundamente os detalhes “ocultos” por trás dessa tarefa ou projeto para o qual você precisa de uma assessoria pontual. Você pode solicitar o apoio deste mentor, por exemplo, quando precisar de um conselho sobre o lançamento de um produto/serviço, tomar decisões importantes para o futuro da sua Equipe ou modelo de negócio ou na hora de projetar e avaliar os riscos e vantagens de uma nova (e diruptiva) iniciativa.

2. O seguidor fiel de sua causa é aquele mentor que sempre vai te apoiar e te promover, tanto em público quanto no privado. Geralmente com este mentor é fundamental fazer networking, pois costuma representar uma linha de conexão entre você e as novas oportunidades do meio no qual vocês se desenvolvem. Este pode ser desde um professor com influência até um colega de trabalho, que funcionará como seu defensor e promotor perante os agentes influenciadores da sua indústria.

3. O mentor copiloto costuma ser o seu companheiro ou colega do trabalho que sempre está presente nas etapas mais importantes do seu caminho, seja diretamente fazendo parte da sua Equipe ou como um agente externo. Como fiel copiloto, ele te dará apoio incondicional e conselhos muito pessoais para te ajudar a enfrentar os desafios e também vai te escutar, enquanto tomam um cafezinho, quando você precisar desabafar ou refletir sobre algum assunto.

4. O mentor âncora costuma ser um familiar ou um amigo próximo que não tem nenhuma relação direta com a indústria ou o setor no qual você desenvolve seu trabalho. Fazendo de âncora, este mentor tem uma perspectiva mais global sobre você e, por isso mesmo, ajuda a encontrar um equilíbrioo entre o seu bem-estar pessoal e o profissional. Quando você sente frustração ou ansiedade, o mentor âncora caracteriza-se por servir de pilar emocional para recarregar energias e poder voltar a dar tudo de si para atingir as metas que nos propomos em nosso caminho.

5. O mentor à inversa quebra o modelo – muitas vezes antiquado - do mentor ou coach tradicional. Quer dizer, assim que falamos sobre mentor, geralmente a primeira imagem que vem à cabeça é a de um sábio experiente que guiará o nosso caminho por meio de sua expertise e conhecimento. No entanto, nem sempre é assim. Muitas vezes estabelecer um relacionamento com um empreendedor mais jovem, arriscado e inovador pode vir a ser um excelente método de crescimento e aprendizagem para você. Já que, ao contrastar a nossa experiência e pragmatismo com uma visão mais fresca do mundo, é possível consolidar uma aprendizagem significativa, que renova e reajusta a forma como construímos o nosso caminho para o sucesso.